domingo, 5 de setembro de 2010

frustração na Acrópole


Além dessa vergonhosa mordaça oficial na imprensa durante o período de eleição também sossobra na internet um tipo de policiamento ideológico praticado por qualquer radical que se sinta ameaçado pela saudável prática da discussão de ideias. Esse policiamento me parece até mais grave que aquele oficial, ou antes é consequência desse, já que o eleitor xiita sente-se no direito de hostilizar aquele que constroi um discurso coerente e ameaçador assim como os políticos que afugentam humoristas e imprensa que baseiam suas críticas antes em fatos que em preconceitos ideológicos. Fiquei assustado com o barulho feito por ter criticado alguns pontos da campanha petista, e soube de um amigo que foi chamado de "bicha de direita" por ter mencionado as mesmas idiossincrasias no partido que outrora lutou pela liberdade de imprensa e pelo bem comum. Não vou me debruçar sobre essa questão que já me rendeu tantos dissabores e frustração. Mas é realmente de admirar que o exercício da crítica cause tanto incômodo a ponto de render ofensas pessoais a quem se dispõe a discutir um processo que é do interesse coletivo. Estou frustrado, decepcionado e muito amargurado pelo caminho que tomamos, nem tanto pela Dilma, já que como democrata devo acatar a decisão do eleitorado, mas os bastidores dessa eleição definitivamente enterraram a minha crença na democracia plena e na correção política, e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário